Smurfs são racistas e antissemitas, diz escritor

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 02/06/2011 - 23h33

Eles sempre derrotaram o malvado Gargamel, mas agora os Smurfs podem estar enfrentando a sua maior ameaça ao serem apontados como racistas e antissemitas.


"Pequeno Livro Azul", um livro lançado recentemente na França, faz uma análise sobre o desenho e sinaliza algumas batalhas ideológicas dos bonequinhos azuis. A publicação mostra o Papai Smurf, a Smurfette e o resto da turma sob uma ótica totalmente nova para os fãs do desenho.


O autor, Antoine Bueno, cresceu lendo as famosas tiras de quadrinhos belga. Agora, acadêmico de uma universidade de Paris, ele volta o olhar novamente para a Vila dos Smurfs, mas com outro ponto de vista.


"A primeira tira do desenho, 'Os Smurfs negros', estava intimamente relacionada com o que se pode classificar de ameaça racial. Nessa histórinha, os Smurfs estão doentes e, quando ficam doentes, não ficam roxos, vermelhos. Ficam negros! E, ao se tornarem negros, perdem todos os sinais de inteligência, ficam completamente imbecis e ainda perdem a fala", exemplificou o escritor.


As acusações não agradaram aos fãs do desenho. Na internet o autor vem sendo chamado de "idiota" e acusado de "destruidor da infância dos internautas", além de outros termos pejorativos. Os Smurfs têm um grande número de fãs de todas as idades na França.


Mas Bueno não está preocupado com os desafetos. Embora o livro seja para adultos, o autor admite que sua tese tem um certo humor infantil sublinhado.


"Minha abordagem é para continuar me divertindo com os Smurfs, só que de maneira diferente. É só isso! Você pode gostar deles se for garoto e também aproveitar se for adulto, através da desconstrução dos Smurfs", disse.


Um novo filme dos Smurfs, uma produção dos Estados Unidos e da Bélgica, chegará aos cinemas no final do verão europeu. É possível que uma nova geração possa, então, analisar os duendes azuis por si próprios.


Leia mais notícias cultura em Último Segundo.

Palavras-chave: AFP , pequeno livro azul , livro , desenho animado , racismo , smurfs , os smurfs , antessemitismo , antoine bueno , filme ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos