Somália: Tropas lutam contra extremistas

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 07/04/2011 - 18h06

Forças da União Africana que lutam contra extremistas islâmicos do do Al-Shebab, nas ruas de Mogadíscio, conseguiram controlar várias áreas importantes da capital da Somália.


Em Mogadíscio, os soldados da União Africana respondem com tiros para defender a área que até a véspera estava sob o controle do inimigo. A guerra civil no país do nordeste da África já dura 20 anos.


As forças ugandenses que integram a metade das tropas da União Africana continuam a se dirigir aos para o norte, enquanto soldados do Burundi tentam empurrar os extremistas para o leste. Em 23 de fevereiro, tropas do Burundi eles conseguiram tomar o prédio do Ministério da Defesa, uma base inimiga chave.


A missão das forças da União Africana em Mogadíscio acaba de ser estendido por mais um ano, até agosto de 2012. E mais três mil soldados serão enviados nos próximos meses. Mas isso representa menos da metade do número de militares que foi pedido pelo comandante da operação.


Al-Shebab ainda controla grande parte da cidade e do país. E, agora, militantes treinados pela Al-Qaeda estão surgindo com novas táticas para serem usadas no campo de batalha.


Segundo o major general Nathan Mugisha, os miltantes da Al-Qaeda têm agora atiradores de elite, estão sequestrando pessoas e usando dispositivos explosivos improvisados, algo que inexistia antes.


As tropas da União Africana estão na Somália há quase quatro anos, e nesse período asseguraram várias áreas importantes da capital. Mas a batalha está longe de ser vencida. Em patrulha durante toda a noite, tropas ugandenses estão constantemente sob ataque dos extremistas.


Leia mais sobre o Brasil e o mundo em Último Segundo.

Palavras-chave: capital , união africana , uganda , ataque , combates , ataques , soldados , al-qaeda , militares , al-shebab , confrontos , tropas , somália , guerra civil , burundi , áfrica , batalhas , extremistas islâmicos , batalha , mogadíscio , afp , tropas , extremistas ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos