Suécia constrói hospital ecologicamente correto

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 13/04/2011 - 15h07

A Suécia começou a construção do hospital mais ecologicamente correto do mundo no centro de Estocolmo, que deve usar metade da energia de seu antecessor e reciclar todo o lixo hospitalar.


Hospitais salvam vidas e não o meio ambiente. A emissão de carbono deles só é superada pela emissão da indústria pesada, em termos de energia e dejetos tóxicos, mesmo em países desenvolvidos como a Suécia.


De acordo com Gustav Eriksson, coordenador Ambiental do Hospital Karolinska, os principais problemas são os remédios e o lixo hospitalar, sem falar nos químicos, aos quais funcionários e pacientes ficam expostos.


Por isso, o hospital resolveu mudar tudo. O prédio de 70 anos vai passar por uma grande obra. Mas, em vez de reformar o antigo, os responsáveis decidiram demolir boa parte da estrutura hospitalar e construir outra a partir do zero, bem no centro da capital sueca.


O projeto, um dos maiores da Europa, ficará pronto em 2016. E por um custo de 1,8 bilhão (R$ 4,15 bilhões), a construtora promete entregar o hospital universitário mais ecologicamente correto do mundo.


Segundo Maria Nordberg, gerente Ambiental da empreiteira Skanska Healthcare, o novo hospital quer economizar o máximo de energia, usando, aproximadamente, a metade da atual.


O centro médico também promete comprar eletricidade de apenas fontes renováveis, como eólica e solar. Os materiais de construção devem ser muito limpos e quanto ao lixo hospitalar, tudo será reciclado. Os pacientes terão quartos individuais e jardins de inverno vão dar o aspecto ambientalista ao hospital.


Leia mais notícias sobre o Brasil e o mundo em Último Segundo.

Palavras-chave: hospital karolinska , energia , ecologia , lixo hospitalar , karolinska , projeto , energias renováveis , estocolmo , suécia , construção , ecologicamente correto , afp , sustentabilidade , economia energia , hospital , meio ambiente ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos