Turcos temem construção de usina nuclear

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 13/04/2011 - 16h41

Em meio ao alarme mundial com a crise nuclear no Japão, a Turquia - país também propenso a terremotos - mantém firme o objetivo de construir sua primeira usina.


Porém, na pacata cidade de Akkuyu, perto da costa mediterrânea do país, o projeto de construção de uma usina nuclear gera preocupação. Nos últimos 40 anos, ativistas e países vizinhos conseguiram evitar que os planos saíssem do papel.


Mas em maio de 2010, o projeto recebeu sinal verde e os russos foram autorizados a construir a central. Só que com o desastre no Japão, a população está ainda mais preocupada.


O povo se pergunta como a região, também propensa a terremotos, pode repetir o exemplo japonês. Mais de 140 pessoas morreram após o terremoto na Turquia de 1998, cujo epicentro foi a 250 quilômetros de Akkuyu.


Ambientalistas acreditam que o risco de sismos nesta parte do país não deve ser subestimado. E, como no Japão, há o temor de que um terremoto perto da costa turca possa provocar um tsunami.


O governo turco ignora esses dados e coloca muita pressão na construção da usina. O trabalho na central pode começar em poucas semanas.


Talvez o único opositor de peso seja a União Europeia, que vem exigindo dos vizinhos uma política responsável sobre usinas nucleares.


Leia mais notícias sobre o Brasil e o mundo em Último Segundo.

Palavras-chave: turco , medfo , energia atômica , japão , preocupação , turcos , tremor , ambientalistas , afp , sisma , tsunami , rússia , governo , construção , turquia , governo turno , terremoto , usina nuclear , temor ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos