Ucranianos protestam contra transformação de russo em língua oficial

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Mundo | 06/06/2012 - 11h27

Uma multidão de ucranianos entrou em confronto com a polícia na capital Kiev nesta terça-feira (05/06) depois que o partido no poder passou em primeira instância um projeto de lei controverso que torna a língua russa um idioma regional no país.


Várias centenas de opositores do projeto de lei marcharam descendo a colina do parlamento e se depararam com um cordão da polícia de choque quando tentavam entrar na Praça da Independência, que está sendo transformada em uma gigante "área de torcedores" para a Euro 2012 a partir desta semana.


Eles pisaram em placas oficiais da Uefa e um grupo de homens escalou uma estrutura que sustentava uma tela gigante, em que os espectadores vão ver as partidas de futebol, e desenrolou a bandeira ucraniana.


Policiais da tropa de choque empurraram a multidão para trás após confrontos.


A questão da língua russa é um assunto delicado na ex-república soviética de 45 milhões de pessoas, cuja língua estatal é o ucraniano, mas um número significativo de pessoas falam o russo como sua língua materna.


A Ucrânia está sediando o torneio Euro 2012 junto com a Polônia. As primeiras partidas acontecem na Polônia em 8 de junho e a final será em Kiev.


Os defensores do projeto dizem que uma lei é necessária para atender às necessidades da grande população que fala a língua russa e permitir que seus filhos recebam a educação básica na sua língua materna.


Os opositores consideram o uso do ucraniano como um marco da soberania e dizem que a invasão do russo irá manter a Ucrânia na esfera de influência da Rússia.


Leia mais notícias do Brasil e do mundo em Último Segundo.




Palavras-chave: manifestação , policiais , parlamento , lei , rússia , língua , confronto , reuters , lei , voto , ucranianos , língua oficial , aprovação , idioma oficial , russo , ucrânia , idioma , protestos , oficial , manifestantes , polícia ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos