Luiz Alberto Figueiredo Machado assume comando do Itamaraty

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Política | 27/08/2013 - 09h32

Escolhido para ser o novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado é advogado, tem 59 anos, e ficou conhecido no governo pela sua atuação em negociações na área ambiental.

Carioca, ele se formou na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) antes de se tornar diplomata pelo Instituto Rio Branco, em 1980.

Figueiredo já passou por cargos nas embaixadas brasileiras de Santiago (Chile), Washington (Estados Unidos) e Ottawa (Canadá), entre outros. Além disso, participou da Missão Permanente junto das Nações Unidas, em Nova York. Desde 2005, ele é o principal nome do Brasil no processo de regime de mudanças climáticas.

Foi o negociador-chefe do Brasil, por exemplo, na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho do ano passado.Na ocasião, ele mostrou habilidade e conquistou a confiança da presidenta Dilma Rousseff pela disposição em negociar pacientemente com os que resistiam a acordos.

Por conta disso, em 2012, se tornou o embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). De personalidade introspectiva, Figueiredo Machado é contido nas palavras e é apontado como um estrategista. Acostumado a longas negociações, o novo chanceler não costuma demonstrar cansaço, nem impaciência.

Leia mais em Último Segundo:

Novo ministro das Relações Exteriores ficou conhecido por atuação na Rio+20

Palavras-chave: itamaraty , relações exteriores , ministro , luiz alberto figueiredo machado , rio+20 , clima , meio ambiente , zoomin ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos