Alzheimer: Casal é exemplo de como lidar com a doença

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Saúde | 29/04/2011 - 18h28

O Alzheimer ainda é uma doença desconhecida. Muitas pessoas que tem esse mal não sabem nem escrever ou pronunciar o nome. A doença atinge mais de um milhão de brasileiros, e exige muito cuidado e paciência.


Em Volta Redonda, no estado do Rio, um exemplo de dedicação. Dona Maria e seu Jorge, um casal onde o amor prevalece em qualquer situação, na saúde ou na doença.


Aos 81 anos, dona Maria tem o Alzheimer. A doença foi descoberta há quase uma década, e não intimidou o dentista Jorge Pantaleão, esposo dedicado. Aos 82 anos, ele acompanha a esposa em tudo. Para demonstrar tanto amor, seu Jorge gravou um dvd com toda a rotina da esposa.


Ele canta para ela na hora de acordar, passeia e até joga bola. Seu Jorge não mede esforços para cuidar da amada. Mãos dadas e um brilho nos olhos de quem vive há 58 anos um amor de verdade.


O amor da família é contagiante. Orgulhoso, Pedro Couto, neto do casal, sente diariamente toda esta demonstração de cumplicidade.


Segundo o IBGE, só em Volta Redonda são mais de mil casos, cerca de 5% da população total de idosos. Destes, dona Maria é privilegiada. Seu Jorge não poupa elogios, carinho e muitos beijos. Não poupa também as famosas e carinhosas musiquinhas. Pra tudo ele arranja um fundo musical.


Na ausência de seu Jorge, é a cuidadora Nadir Antônia quem cuida com todo carinho de dona Maria. A cada caminhada, uma nova e feliz surpresa.


O Alzheimer é uma doença que atrofia parte do cérebro e atinge a área da memória e comportamento. Diversos fatores influenciam o aparecimento: idade, falta de exercício do cérebro, falta de instrução e problemas emocionais. Os principais sintomas são a perda da memória e mudança de comportamento e humor do paciente.


As mulheres geralmente são as mais atingidas. Segundo os médicos, alguns medicamentos aliviam os efeitos da doença, mas o amor e estímulo sem duvida fazem parte do tratamento. Seu Jorge sabe bem disso. Durante uma pesquisa sobre a doença, ele elaborou uma cartilha com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o que é e como tratar a doença. Hoje ele é expert no assunto.


Leia mais notícias em iG Saúde.

saude.ig.com.br

Palavras-chave: dina maria , alzheimer , exemplo , rio , rio de janeiro , casal , volta redonda , história , modelo , band , cuidados , seu jorge ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos