Brasil cria protetor solar fator 100

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Saúde | 13/02/2010 - 22h31

Pesquisadores gaúchos desenvolveram o primeiro protetor solar brasileiro fator 100.

Com uma tecnologia inédita, o produto é mais aderente e eficaz, do que os concorrentes importados.

Nanopartículas biodegradáveis e resistentes à água, feitas com óleo de buriti e outros materiais usados pela indústria cosmética, foram incorporadas de forma inovadora a um filtro solar desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a empresa Biolab Farmacêutica, de São Paulo.

O desenvolvimento de produtos cosméticos baseados em nanotecnologia é um caminho que vem sendo trilhado há tempos por empresas internacionais como as francesas L’Oréal e Chanel (leia mais sobre o assunto na edição nº 146 de Pesquisa FAPESP). “Fizemos uma formulação que permite ao produto ficar mais tempo na pele e, mesmo quando em contato com a água, ele não sai tão facilmente”, diz Alário.

Lançado em novembro de 2009 com o nome comercial de Photoprot fator de proteção solar 100, com 40 mililitros, o produto protege contra a radiação ultravioleta dos tipos B (UVB) e A (UVA).

O primeiro tipo, o UVB, com maior incidência entre 10 e 15 horas, provoca vermelhidão, ardor, descamação, queimadura e câncer de pele.

O UVA é responsável pelo envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer.

Além do óleo de buriti, um agente antioxidante, a fórmula contém os filtros solares orgânicos avobenzona e octocrileno, substâncias fotoestáveis que mantêm a eficácia dos filtros por várias horas.

O preço de venda nas farmácias está em torno de R$ 70,00.

Como a empresa tem uma destacada atuação na área farmacêutica e só recentemente começou a trabalhar com a linha Cosmiatric, de produtos cosméticos com ação terapêutica, inicialmente o fotoprotetor está sendo divulgado entre os médicos.

Mas, ao que tudo indica, em pouco tempo o Photoprot também estará no mercado externo.

Leia mais no Delas.

Palavras-chave: produção , desenvolvimento , queimaduras , proteção , protetor solar , brasil , raios UltraVioleta , saúde , fator 100 , sol ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos