Dengue avança em Natal e Rio de Janeiro

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Saúde | 06/04/2011 - 18h07

A prefeitura de Natal, no Rio Grande do Norte, decretou estado de emergência nesta quarta-feira (06/04) por causa da dengue. O número de casos na cidade aumentou 500% nos primeiros meses do ano.


A medida vale por 90 dias. Apenas nos três primeiros meses do ano, foram registrados quase 1,5 mil casos de dengue na capital. Em todo o estado, duas mortes foram confirmadas. Para combater a doença, o trabalho de agentes de saúde foi intensificado.


O avanço da dengue também é preocupante no Rio de Janeiro. No posto de saúde lotado, a maioria dos pacientes tem sintomas da doença. A prioridade é atender os casos mais graves.


Os históricos médicos das vítimas mais recentes da dengue mostram que a doença tem se manifestado na sua forma mais grave depois de quatro, cinco dias, quando a maioria dos pacientes acreditava que já estava melhorando.


Foi assim com a estudantes Fernanda de Freitas, de 19 anos. Ela começou a passar mal no início da semana passada. Teve febre alta e manchas pelo corpo. Na quinta-feira, a febre baixou e ela achou que o pior já tinha passado, até que outros sintomas apareceram: vômito, queda de pressão arterial e dores no corpo.


Fernanda procurou o hospital, mas, como o nível de plaquetas do sangue estava dentro do aceitável, foi liberada e morreu quatro horas depois.


O infectologista Edimilson Migowski, do Instituto da Criança da UFRJ (IPPMG), os pacientes devem prestar mais atenção aos sintomas clínicos do que ao número de plaquetas no sangue.


Segundo o especialista, os sintomas são dor abdominal, vômito, sangramento – tanto no nariz quando na boca, queda de pressão arterial – que se manifesta com tontura e extremidades do corpo geladas. Também é preciso ficar atento quando o paciente passa a não querer ingerir líquidos.


Leia mais notícias em iG Saúde.


Palavras-chave: alta , plaquetas sangue , rn , morte , sintomas , dengue hemorrágica , band , diagnóstico , avanço , crescimento , diagnósticos , rj , natal , casos , emergência , saúde , postos saúde , plaquetas , sangue , rio grande do norte , sintoma , elevação , aumento , dengue , rio de janeiro , rio , mortes , estado emergência , pacientes ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos