Hospital investe em equipamento que reduz reincidência de câncer

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Saúde | 07/03/2013 - 14h09

Em estudo inédito no Brasil, médicos o Hospital A.C. Camargo de São Paulo, analisam o DNA de tumores para entender e tratar a origem da doença. Um equipamento novo procura em questão de horas a origem da doença e faz o sequenciamento do genoma das células cancerígenas.

 

Para tentar evitar a recidiva, que é como se chama a volta do tumor, os médicos recorreram ao que há de mais moderno no combate ao câncer: buscar a origem do problema por meio do sequenciamento do genoma das células cancerígenas. É uma espécie de raio-X do DNA, o conjunto de moléculas que carrega as informações genéticas que coordenam o desenvolvimento e o funcionamento do organismo humano.

 

Os médicos retiram uma amostra de sangue que, em seguida, é processada em laboratório. Os geneticistas separam o DNA e amostras do tumor passam pelo mesmo processo. O DNA preparado é colocado em uma placa eletrônica e o chip vai para a máquina, que faz o sequenciamento. É a partir daí que os geneticistas procuram as mutações celulares que provocaram o câncer e um remédio para aquele problema.

 

Atualmente, o país registra cerca de 500 mil novos casos todos os anos. Só o Hospital A.C. Camargo tratou 16 mil pacientes em 2012.

 

Crédito: Jornal do SBT Noite

 

Leia mais em iG Saúde.

Palavras-chave: câncer , doença , saúde , equipamento , genoma , mapeamento , genético , dna , cura , paciente , reincidência , tumor , cancerígenas , hospital a.c. camargo , a.c. camargo , médicos , ciência , cientistas , tumores , sbt ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos