Avião movido a energia Solar faz 1º voo internacional

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Tecnologia | 16/05/2011 - 15h34

Um avião movido a energia solar iniciou o primeiro voo internacional desse tipo no mundo na sexta-feira (13/05), para mostrar o potencial da viagem aérea não-poluente.


O Solar Impulse decolou de Payerne, no oeste da Suíça, e pousou no aeroporto de Bruxelas, após quase 13 horas no ar. Segundo os construtores, isso prova que aeronaves movidas a energia solar são viáveis.


O projeto Solar Impulse começou em 2003 com um orçamento de US$ 128,6 milhões (R$ 209,5 milhões) durante dez anos, e envolveu engenheiros da fabricante de elevadores suíça Schindler e financiamento para pesquisa do grupo químico belga Solvay.


O avião, que requer 12.000 células solares, embarcou em seu primeiro voo em abril de 2010 e completou um voo de 26 horas, um tempo recorde de voo para uma aeronave movida a energia solar, três meses depois.


Com uma velocidade média de voo de 70 quilômetros por hora, o Solar Impulse não é uma ameaça imediata aos jatos comerciais, que conseguem se deslocar a uma velocidade 10 vezes maior. O voo de Genebra para Bruxelas pode demorar pouco mais de uma hora para um avião comercial padrão.


Com Reuters.


Leia mais notícias em iG Tecnologia.

Palavras-chave: bélgica , energia solar , avião , suiça , tecnologia , aeronave , voo , energia , reuters ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos