França testa micro-ônibus sem motorista

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Tecnologia | 14/06/2011 - 20h48

Parece coisa de ficção científica, mas na verdade é a mais recente invenção de urbanistas na cidade francesa de La Rochelle. Estão em fase de testes pequenos micro-ônibus elétricos de transporte de passageiros sem motorista.


“Temos cinco estações aqui em La Rochelle. Indicando na tela sensível ao toque, você pede o carro e dize aonde você deseja ir, e o veículo mais próximo vem até a estação”, explica Michel Parent, do Instituto de Pesquisas em Computação (Inria, na sigla em francês).


O micro-ônibus sem motorista opera quando chamado, como um elevador, com o tempo de espera indicado nas estações. Os veículos são equipados com scanners a lazer para detectar bicicletas, pedestres e outros obstáculos ao longo das ruas.


Para autoridades locais, o novo projeto tem o objetivo de dar mais opções para os visitantes.

“La Rochelle precisaria de pelo menos 20 veículos como este para as pessoas poderem se locomover com rapidez e não precisarem esperar chegar um micro-ônibus”, afirma Maxime Bono, deputado.


A legislação francesa atual proíbe veículos sem condutor em vias públicas. Isso significa que durante a fase de testes, um ‘motorista’ precisa estar presente no automóvel para caso algo dê errado.


Mas o principal objetivo é mostrar que este micro-ônibus pode, um dia, percorrer sozinho a cidade. “Não digo ano que vem, mas no futuro esta pode ser uma maneira de garantir que todos os veículos possam ir ás estações sozinhos, sem qualquer intervenção física”, prevê Anne Chané, gerente da empresa Proxiway.


Por enquanto, os testes ainda não terminaram e toda a informação precisa ser analisada. Mas se tudo der certo, os primeiros micro-ônibus sem condutor podem estrear nas ruas até o Natal.


Leia mais notícias sobre o Brasil e o mundo em Último Segundo.


Palavras-chave: teste , veículo , motorista , AFP , teconologia , frança , micro-ônibus , la rochelle , testes , condutor ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos