Robô ajuda em estudo de uso eficiente de energia

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Tecnologia | 24/06/2013 - 14h06

Criação do Dr. Wim Symens, do Centro de Tecnologia de Mecatrônica de Flanders, na Bélgica, um robô que joga badminton é uma plataforma de provas para testar softwares projetados para otimizar a eficiência energética de equipamentos industriais.

Os equipamentos usados na automação industrial - essencialmente sistemas mecatrônicos - são controlados tanto por softwares quanto por circuitos eletrônicos dedicados. Como é inviável parar as fábricas para fazer simulações que possam mostrar onde é maior o consumo de energia em cada situação, Symens projetou um robô que possui em escala menor todos os elementos de um sistema mecatrônico. 

Usando-o como bancada de testes, a equipe desenvolveu um software capaz de analisar o sistema mecatrônico - o robô, conforme ele jogava badminton - e verificar todos os seus gargalos e todos os seus "vazamentos de energia". O resultado da aplicação do software foi impressionante: "Nós conseguimos cortar o consumo de energia do robô jogador de badminton em 50%," conta o pesquisador.

Leia mais em iG Tecnologia.

Palavras-chave: robô , badminton , testes , software , plataforma , testes , automação , industrial , economia , eficiência , energia , controle , indústria , bélgica , reuters ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos