Cartier-Bresson ganha exposição em Paris

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Cultura | 16/04/2009 - 10h32

Paris retribui com uma homenagem o fotógrafo Henri Cartier-Bresson, que tantas vezes a retratou, e recebe uma dupla exposição que começa nesta quarta-feira com uma retrospectiva do artista.

A Casa Europeia da Fotografia reúne mais de 320 fotos tiradas, em sua maioria, em Paris entre 1932 e 1970, além de projeções de filmes sobre o artista e feitos por ele.

Além disso, o Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris prepara para 19 de junho uma reconstrução da exposição que o artista francês concebeu em 1978.

Cartier-Bresson, nascido em 22 de agosto de 1908 perto de Paris, desenvolveu, desde muito cedo, uma paixão pela pintura, com interesse especial pelo surrealismo, mas foi na Costa do Marfim em 1932 quando descobriu a Leica, uma câmara que se tornou sua companheira de viagens ao longo do planeta.

Esta exposição, que conta com a colaboração da Fundação Henri Cartier-Bresson - criada em 2003 - exibe instantâneas que refletem "o momento decisivo", que o artista tanto buscou. Sua relação com o cinema remonta a 1936, quando trabalhou como assistente do diretor francês Jean Renoir.

Todos os cantos da capital francesa desfilaram pela objetiva de Bresson, considerado o mais parisiense dos grandes retratistas desta cidade.

Co-fundador da famosa agência de foto Magnum em 1947, ao longo de sua carreira Bresson foi o primeiro fotógrafo a expor no Museu do Louvre, em 1955, além de ter sido o primeiro estrangeiro a entrar na URSS após a morte de Stalin. No final da década de 1960, decidiu reduzir sua atividade, após ter realizado grandes reportagens em países como China, Cuba, México, Canadá, Estados Unidos, Índia e Japão, para se concentrar na pintura e no desenho.

Mas é seu legado fotográfico, reflexo de sua intuição e espontaneidade, o que Paris celebra como homenagem ao artista que tanto foi inspirado por ela.

A exposição fica aberta ao público até 30 de agosto.

Palavras-chave: foto , retrato , exposição , cinema , museu , fotografia , carreira , paris , retratistas , arte , cidade , Cartier-Bresson , legado , fotográfico ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos