Escritor Iain Banks morre dois meses após revelar câncer terminal

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Cultura | 10/06/2013 - 11h53

O escritor escocês Iain Banks, 59 anos, morreu neste domingo (9/06), dois meses depois de revelar câncer terminal.

Conhecido no Brasil pelo livro "Uma Canção de Pedra", ele também é autor de "The Wasp Factory" e "The Crow Road", bem como de uma série de obras de ficção científica que assina como Iain M. Banks.

Autores usaram o Twitter para lamentar a morte de Banks. O também escocês Ian Rankin disse ter feito um brinde ao escritor com whisky, enquanto Val McDermid disse estar grata pelo que o amigo deixou e brava pelo quanto sentirá sua falta.

Em abril, Banks escreveu uma mensagem em seu site na qual cancelou todos os seus compromissos públicos futuros e disse que tinha poucas chances de viver mais de um ano. No texto, ele dizia que "The Quarry", com lançamento para esse ano, seria seu último romance.O escritor soube da doença após procurar um médico em janeiro, por sentir dor nas costas.

Em março, a gravidade da doença foi descoberta. O câncer na bexiga se espalhou para os dois rins e possivelmente o pâncreas, de modo que os médicos descartaram uma cirurgia.

Leia mais em iG Cultura:

Escritor Iain Banks morre dois meses após revelar câncer terminal

Palavras-chave: iain banks , escritor , câncer terminal , câncer , doença , uma canção de pedra , ficção científica , escocês , banks , morte , falecimento , reuters ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos