Exposição de David Lynch na Espanha

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Cultura | 21/09/2009 - 07h20

O centro cultural Okendo, na cidade espanhola de San Sebastián, mostrará durante as próximas semanas uma faceta pouco conhecida do cineasta David Lynch, a de artista gráfico.

Lynch transportou a cerca de 20 litogravuras suas particulares e em algumas ocasiões inquietantes fantasias.

"Action Reaction. O universo criativo de David Lynch" traz imagens e cartazes de alguns dos filmes do diretor de "O Homem Elefante".

As litogravuras, todas elas realizadas em 2007, foram reproduzidas em edições numeradas de 30 exemplares.

Algumas delas, geométricas e abstratas em branco, preto e vermelho, pertencem à série "Paris Suite", inspirada em pequenos desenhos que Lynch fez em "post-its" durante os anos 70 e 80.

Outras integram a série "Women", dissecações em preto e branco sobre sua visão da alma e do corpo femininos, com títulos como "Oh, I love you sob much, you are like a dream to me", "Woman with abstration" e a mais inquietante de todas elas, "Woman with memory of doll".

Em um painel instalado no centro da sala pequenas telas projetam algumas das cenas mais famosas de alguns de seus filmes, como "Duna", "Veludo Azul", "O Homem Elefante" e "Cidade dos Sonhos".

A mostra conta ainda com cartazes e fotografias deste e de outros filmes, como "A Estrada Perdida" e "Eraserhead", seu primeiro longa.

No entanto, um de seus grandes sucessos, "Coração Selvagem", não está representado.

Também está presente na exposição uma pequena amostra de fotocromos de um programa de Lynch que revolucionou as séries de televisão, "Twin Peaks".

A mostra permanece aberta ao público até 22 de outubro.

ACOMPANHE AS NOVIDADES DA TViG PELO TWITTER: http://twitter.com/tvig

Acompanhe as notícias de cinema e Cultura no Último Segundo.



Palavras-chave: Action Reaction , cineasta , exposição , artista gráfico , David Lynch , San Sebastián , espanha ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos