Paris comemora 50 anos de Asterix e Obelix

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Cultura | 28/10/2009 - 14h20

Asterix e Obelix invadiram o Museu de Cluny, em Paris, numa exposição que é o ato inicial de uma série de festividades com os quais a França comemora os 50 anos dessas estrelas dos quadrinhos.

A "frigidarium" (sala fria) das Termas Galo-Romanas do Museu Nacional da Idade Média, nome oficial do museu de Cluny, recebe até o dia 3 de janeiro 30 ilustrações não coloridas de Albert Uderzo e alguns textos datilografados pelo próprio René Goscinny, que serviram para a concepção dos heróis galeses.

Segundo a diretora do museu, Elisabeth Taburet-Delahaye, a mostra reúne desenhos novos e antigos, apresentados simultaneamente "pela primeira vez", que permitem "descobrir o processo de criação e o nascimento destas páginas".

Os primeiros esboços dos desenhos de Asterix e de Obelix, assim como um caderno manuscrito com os possíveis nomes dos protagonistas, se misturam aos livros sobre a história de Roma que Goscinny e Uderzo utilizaram para elaborar sua mais famosa criação.

Uma coleção de fotografias da dupla comprova a excelente relação de amizade existente entre os pais de Asterix e Obelix, que sobreviveram à morte do roteirista, em 1977.

"As pessoas perguntam pela máscara, fantasia, roupa e luvas, entre outros elementos que permitem se parecer o máximo possível com seu ídolo", disse Herrera.

Leia mais no Último Segundo:

Museu parisiense começa festa pelos 50 anos de Asterix e Obelix

ACOMPANHE AS NOVIDADES DA TViG PELO TWITTER: http://twitter.com/tvig

Palavras-chave: novo álbum , 50 anos , quadrinhos , aniversário , lançamento , asterix , obelix ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos