Religiões - O que é hinduísmo?

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Variedades | 17/07/2012 - 10h37

Na série exclusiva da TV iG sobre religiões, conheça os fundamentos do hinduismo, que possui cerca de 900 milhões de seguidores no mundo todo .


A maior concentração está no Nepal e na Índia, onde 80% da população se diz hindu.


Suas escrituras mais antigas, os textos védicos, pregam a existência de um Deus supremo, que se manifesta através de divindades chamadas Shiva, Brahma, Lakshmi e Vishnu.


Segundo esses textos, o homem vive um ciclo de nascimento, morte e reencarnação conduzido pelo Karma, onde todos os atos produzem resultados que serão sentidos nessa vida ou na reencarnação, concedidas apenas àqueles que viveram como "bons hindus".


Ao longo do ano, os praticantes da fé hinduista precisam respeitar 14 dias sagrados. A principal festa é o Diwali, que significa "Festival das Luzes".


Um de os seus ensinamentos mais importantes é um príncipio chamado Ahimsa, a "não-violência", que acabou virando o principal slogan de Ghandi no processo de independência da Índia.


Veja também na TViG:


Religiões - O que é espiritismo?


Religiões - O que é cristianismo?


Religiões africanas - Candomblé e Santeria


O que é budismo?


O que é Bahai?


O que é judaísmo?


Palavras-chave: fundador , práticas , religiões , hinduismo , série religiões , seguidores , Shiva , Vishnu , fundamentos , Brahma , Lakshmi , séries TV iG ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos