Religiões africanas - Candomblé e Santeria

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Variedades | 19/06/2012 - 11h38

O Candomblé veio da mistura de crenças dos escravos africanos das tribos Yoruba, Bantu e Fon, com uma pitada de Catolicismo. Ele tem cerca de dois milhões de seguidores e a maioria vive no Brasil.


Seu Deus se chama Oludumaré e é servido por entidades menores conhecidas como Orixás.


Seus seguidores acreditam que cada pessoa é filha de um Orixá específico que lhe protege e controla seu destino. Não existe o conceito de “bem” versus “mal”. As pessoas tem que cumprir seu destino e não importa se o resultado é positivo, negativo, construtivo ou destrutivo.


A religião não tem livro sagrado. Ela é passada oralmente e seus cultos envolvem danças coreografadas, canto e música.


Já a Santeria é uma religião Afro-Caribenha que também tem elementos da cultura Yoruba e cuja origem está associada ao comércio de escravos em Cuba. Seus seguidores também acreditam no Deus Oludumaré, nos Orixás e a pitada de Catolicismo também está presente, pois alguns Orixás estão associados a Santos e Santas da Igreja Católica.


Através de rituais que incluem música, canto, dança e comida, os humanos entram em contato com os Orixás. Isso geralmente acontece em um ligar chamado “Ilê”, ou “casa”, sob o comando de um Babalorixá, que é o líder espiritual da comunidade.


Da mesma forma que o Candomblé, a Santeria não tem livro sagrado e é passada oralmente através das gerações.


Veja também na TViG:


O que é budismo?


O que é Bahai?


O que é o judaísmo?

Palavras-chave: candomblé , cultos , origem , série TViG , santeria , religiões , santos , orixá , série religiões , espiritual , séries exclusivas , fiéis , áfrica , culto , religião , preceitos , rituais , espiritualidade , danças , séries TViG , , escravidão , , orixás , série exclusiva , religiosidade , ritual , escravos , africanas ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos