Pianista russo toca instrumento que pertencia a Mozart

enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios
Cultura | 08/11/2012 - 13h30

Nesta quarta-feira (07/11), o pianista russo Alexander Melnikov realizou um concerto tocando um instrumento que pertenceu ao compositor Mozart.


O piano que Mozart tocou quase diariamente por nove anos está em sua antiga casa de Viena, transformada em museu.


Mozart comprou o instrumento de Anton Walter, o mais famoso fabricante de pianos de Viena de seu tempo, em 1782. O prolífico compositor escreveu mais de 50 obras para piano nele, muitas deles no apartamento em Domgasse, Viena.


Mozart e sua esposa Constanze moravam no apartamento grande à sombra da Catedral de St Stephen, onde eles se casaram, no auge da fama de Mozart como compositor e solista.


Perto do final da década, ele ficou pobre já que a capacidade de seus patronos aristocratas de apoiar a música foi exaurida pela guerra austro-turca, e ele foi forçado a se mudar para os subúrbios, levando seu piano com ele.


Depois da morte de Mozart, Constanze deu o instrumento para seu filho sobrevivente mais velho, Carl Thomas, que o doou à então Associação de Música e Mozarteum da Catedral, no que teria sido o 100º aniversário do compositor.


Leia mais em iG Cultura.

Palavras-chave: russo , piano , pianista , música erudita , mozart , erudito , austríaco , compositor , erudi , viena , clássico , concerto , músico , alexander melnikov , áustria , anton walter , clássica ,

Gostou?

VIDEOS RELACIONADOS

Ver todos